HISTORIA NO MEMORIA - EXILADU, AZILU, HAKSOIT LUTU, LOMPAT PAGAR, REFUJIADU, EMIGRASAUN
Nicolau Lobato Nicolau Lobato Komandante Xanana Nino Konis Santana Taur Matan Ruak
Hanoin Hikas | TEMPO NO MEMORIA | Ita Nia Historia
 
In Memoria
Saudozu Companheiro

Helder Manuel Pires de Piedade

sábado, 27 de agosto de 2016

Presidente Condecora Bispo Belo com o Colar da Ordem de TIMOR-Leste

Bispo Ximenes Belo & PR Taur Matan Ruak
A cerimónia teve lugar esta manhã na Presidência da República com a presença do Presidente do PN e do PM. Havia alguns anos, creio que 10, que Dom Carlos não vinha a sua Terra. Vive em Portugal desde 2003, tendo escrito obras épicas reconstituindo a História da Igreja de Timor-Leste.

Reproduzo aqui o que ele disse hoje na Presidência da República:

"Vejo no Sr. Presidente um exemplo a seguir na proximidade ao povo, sobretudo ao povo das aldeias. O nosso Papa atualmente reinante, o Papa Francisco, e também seguindo um bocadinho exemplo o Presidente República Portuguesa, Dr. Marcelo Rebelo Sousa e o Presidente Taur Matan Ruak, são pessoas que nos indicam o caminho como nós devemos estar próximos das pessoas. "


"Servir a população, o servir o bem público é isso mesmo.

Primeiro, dar atenção às pessoas e sobretudo às pessoas mais pobres, sobretudo às pessoas nas aldeias e sobretudo às pessoas analfabetas, pobres, marginalizadas, doentes. São essas que mais precisam."

"Eu lá de longe admiro o trabalho do Sr. Presidente República por ter já visitado praticamente todos os sucos. Tem dormido nos sucos, dialogado com as pessoas, ouvindo as suas lamentações e procurando também com a ajuda do Governo resolver os problemas."

Além das fotos da cerimónia partilho também algumas outras muito interessantes e comoventes, do contacto íntimo do Presidente Taur Matan Ruak com pessoas humildes, pobres e dignas. Ressalta uma relação muito íntima com o povo.

O nosso irmão Xanana também tem uma conexão muito especial, genuína, com o povo simples, humilde. Tenho observado igualmente estas qualidades humanas no Presidente Francisco Luolo e Dr. Mari Alkatiri.

A dedicação de todos eles, de cada um deles, pela causa da verdadeira libertação do povo, libertação da extrema pobreza, é genuína, inquestionável.

E gostei muito de ver o Presidente do PN e o PM na cerimónia.

J. Ramos-Horta
___________________________________

Sem comentários:

Hakerek ba Ami konta
Imi nia istoria, Ita nia istoria, Timor nia istoria.